Em 2007 eu tive um ano difícil na escola, ao ponto de no final do ano, depois de uma manhã de tensão na escola, eu cheguei em casa chorando. Depois de uma conversa com meus pais surgiu a idéia de sair da escola. No outro dia voltei à escola meio inserto com a idéia de simplesmente deixar para trás tudo o que era normal e estável e entrar num mar de incertezas. Acabou o ano, e em 2008 me vi fora da instituição de ensino regular pela primeira vez...


Em relação ao conteúdo não tive problemas. A minha era uma escola que praticava a pedagogia Waldorf, a qual trabalha as disciplinas de uma maneira não revisionista. Então o problema era com relações mal entendidas, que acabavam por mexer muito comigo. Assim o aprender ficava em segunda mão e a atenção se desviava para resolver os conflitos entre estudantes e entre estudantes e professores. Essa situação de conflito permanente crescia cada vez mais, conforme o ano ia passando. E a partir dai meus pais decidiram viver comigo a experiência da desescolarização.


Contarei aqui o que foi o que vivi fora da escola, esta é portando a historia de um Unschooler....


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Primeiros momentos de incerteza

No começo de 2008 nós não sabíamos o que fazer. A primeira idéia era de arranjar um tutor para me ensinar. Más nós descobrimos uma coisa: Não existem mais tutores como existia antes (ou não conseguimos encontrar). O problema era que essa era a nossa única idéia. Então pensamos em ver diversos cursos de diversas matérias. Más surgiu outros dois problemas, um era que não conhecíamos lugares que dessem cursos de todas as matérias, então fomos fazer o que achamos que foi um curso de matemática, mas  não era o bastante pois ainda faltava muita coisa para aprender. Foi um ano quieto e agoniante mas bom, nesse ano eu recomecei a tocar violão e guitarra, comecei a fazer inglês. Mas não estava confortável para mim do jeito que estava. Então em 2009 voltei para a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário